segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Urzad (Escritório) - Kieslowski



É um curta-metragem de um diretor que eu gosto muito e que de certa forma conseguiu me dar uma "nova" visão sobre o cinema que eu não tinha antes. Faz parte de uma vanguarda de cineastas poloneses que produziram filmes magníficos dentro da cortina de ferro. Algo que muito me incomoda neste papo sobre a cortina de ferro é que pouco se procurar (ao menos é minha impressão) a se saber como se vivia durante este período. Uma série de sutilezas que fico tentando imaginar.

O que gosto neste curta é a capacidade, partindo de um filme tão simples, falar tão bem da burocracia. Podemos ver no final uma pequena filmagem das entranhas do estado, um monte de papéis sem fim e de pessoas que acabam perdendo seus rostos, uma coisa tal que não se sabe onde começa e onde termina, onde o estado também perde o seu rosto.

Apesar de ter encontrado o curta completo na internet fico devendo as legendas em português. Mas não se preocupem, apesar de ser um filme em polonês, tem legendas em inglês que não exigem profundo conhecimento da língua saxã.